Ambiente Virtual de Aprendizagem no ensino presencial

2007-Atual

Orientação: Profª Drª Denise Fukumi Tsunoda e Profª Drª Maria do Carmo Duarte Freitas

Proposta

O objetivo é inserir o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle no leque de instrumentos técnico-pedagógicos utilizados por docentes da UFPR no ensino presencial, despertando também o interesse por aplicações em Educação a Distância.

Premissas

A estrutura da Educação a Distância tem os mesmos fins e objetivos do ensino presencial, diferenciando-se nos métodos e ferramentas utilizadas. Essa diferenciação pode agregar valor ao ensino presencial, uma vez que professor e aluno podem contar com meios interativos que extrapolam os limites do quadro-carteira e da avaliação impressa.

Alunos, desta geração em diante, estarão cada vez mais habituados às Tecnologias de Informação e Comunicação e, principalmente, a ferramentas da Web 2.0. Professores, por sua vez, deverão inteirar-se desse contexto para aproximar-se da realidade dos alunos, incorporando-a ao ensino para facilitar a aprendizagem.

A Lei permite que 20% de um curso presencial seja ministrado à distância desde que essa possibilidade esteja inserida no plano de ensino, viabilizando a compensação de situações como o atraso dos cronogramas letivos devido à pandemia do vírus H1N1. Contar com um AVA que ofereça essas saídas agrega autonomia e segurança à Instituição.

Etapas metodológicas / Ações

Esse objetivo é realizado pelas ações de:

  1. estudo técnico e pedagógico do ambiente Moodle, para compreensão de todas as suas funcionalidades e busca constante por aplicações no ensino presencial;
  2. capacitação de docentes e discentes ao uso do ambiente Moodle, com vieses técnico e pedagógico das ferramentas – atualmente atendendo demandas de Departamentos inteiros da Universidade;
  3. acompanhamento dos novos usuários na resolução de dúvidas e suporte técnico;
  4. estudo de adequação da interface e do uso propriamente dito às necessidades dos usuários, por meio de implementação de pacotes de programação e políticas informacionais.

Resultados

Em três anos, o projeto de pesquisa iniciado no Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DeCiGI) hoje desdobra-se em projeto e programa de extensão, tendo como principais resultados ao longo desse período:

– mudança de cultura no DeCiGI: substituição de ferramentas públicas como GoogleTM e Yahoo!(R) Grupos pelo Moodle para distribuição de materiais didáticos aos alunos, eliminação substancial da prática da cópia de materiais impressos, cobrança do uso do Moodle pelos professores por parte dos alunos;

– cerca de 500 docentes e 1500 discentes da UFPR capacitados ao uso do Moodle, e  cerca de 200 disciplinas em andamento no ambiente;

– inserção do Moodle como ferramenta alternativa para cursos de educação continuada dos servidores da UFPR, por projeto em conjunto com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – capacitação de todos os instrutores e colaboradores associados à Pró-Reitoria, para multiplicação do conhecimento diretamente através dessa unidade da Instituição.

Parcerias/Apoios

O projeto é realizado com abertura institucional da Reitoria da Universidade, e conta com uma equipe de 6 alunos de graduação, 1 aluna de pós-graduação e 3 docentes de Gestão da Informação.

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